quarta-feira, 29 de abril de 2009
Panfleto já a circular
Aqui pode visualizá-lo.
sábado, 4 de abril de 2009
Entrevista a Alfredo Sousa - Parte 1
Alfredo Sousa -Empresário, 47 anos, Deputado Municipal há 12 anos, Sócio fundador da Caixa de Crédito Agrícola de Valongo e seu director durante 4 anos, dirigente do Sport Clube de Gondomar durante 2 anos, dirigente da União Valonguense durante 2 anos. Director de uma Cooperativa no ramo das madeiras e derivados.
Porque aceita ser candidato à Junta de Freguesia de Campo?
A minha candidatura à Junta de Freguesia de Campo, pelo Partido Socialista, é o resultado do fim de ciclo, de 16 anos, do presidente cessante José Carvalho da Rocha. Na sua tomada de posse, como presidente, em Outubro de 2004, anunciou publicamente que seria o seu último mandato, vontade que manteve até hoje. Assim sendo
Já tem uma equipa a trabalhar consigo?
Há muitas pessoas a trabalhar comigo na organização desta candidatura. Pessoas das mais diversas áreas de formação, que estão a colaborar comigo para organizar um programa eleitoral que responda às necessidades e carências da freguesia de Campo. Fazem ainda parte da minha equipa e comigo vão trabalhar o actual secretário da junta de freguesia Fernando Baltarejo, que conhece muito bem a realidade de Campo e que tem feito um bom trabalho neste executivo, o José Manuel Carvalho, actual vogal do executivo, o apoio do Eduardo Ferreira, actual Tesoureiro da Junta, bem como os actuais membros da assembleia de freguesia. Estas e muitas outras pessoas vão estar comigo porque estão empenhados em contribuir para o desenvolvimento da freguesia de Campo.
Quais as suas prioridades para Campo?
As minhas prioridades para a freguesia de Campo são o desenvolvimento da zona industrial de Campo, o apoio às associações da freguesia na realização das suas actividades e uma aposta nos equipamentos e vias rodoviárias.
O que pretende fazer na zona industrial?
Queremos o desenvolvimento da Zona industrial de Campo procurando desta forma criar mais emprego para a população de Campo. Uma zona industrial com melhores acessos e cativando novas empresas pode ser o motor de desenvolvimento desta freguesia. Entendo que a Junta de freguesia pode contribuir decisivamente para este desenvolvimento procurando incentivar a implantação de novas empresas, melhorando as vias de acesso e promovendo a criação de serviços neste local. Vamos procurar que junto da Zona Industrial de Campo se criem serviços de apoio às empresas, uma escola de formação profissional para qualificar os trabalhadores das empresas da zona, serviços de apoio às empresas, um gabinete de apoio ao emprego e outros serviços de apoio. Queremos que a zona industrial de Campo seja um pólo de desenvolvimento da nossa terra.
E as associações?
Vamos também privilegiar as associações de Campo, apoiando no desenvolvimento do seu trabalho e nas suas iniciativas. Entendemos que as associações dão um contributo muito importante para a ocupação dos jovens incutindo-lhes valores e dando-lhes uma formação que é necessária para a sua vida. As associações desportivas, recreativas e culturais mantêm ainda as tradições da comunidade local e levam lá para fora, para as outras terras, o nome de Campo. Elas são o nosso cartão de visita no exterior e desta forma entendo que é dever da junta de freguesia apoiá-las nas iniciativas que desenvolvem. As associações, muitas delas com muitos anos de existência, são um bem valioso que se deve apoiar e nós vamos fazê-lo.
E as ruas e os equipamentos?
Vamos ainda privilegiar a construção e melhoramento das vias e arruamentos da freguesia, tão necessários à circulação das pessoas. A Vila de Campo precisa de ruas mais limpas, com melhores condições, com passeios para as pessoas e para as crianças que se deslocam para a escola e precisa ainda de novas ruas. Vamos trabalhar para conseguir isto para a vila de Campo. Podem contar com o nosso empenho e a nossa insistência junto da Câmara para que esta invista na melhoria das condições das ruas da freguesia. Queremos ainda a construção de novos equipamentos como seja o novo centro de saúde de Campo, com melhores condições para os utentes e para o atendimento, um lugar para a feira de Campo, junto ao actual local, um lugar para a realização da festa da Senhora da Encarnação, cujo local deve ter mais dignidade dada a importância da festa. Pretendemos ainda criar no local da junta de freguesia e da igreja uma nova centralidade que se exige para Campo, uma praça onde as pessoas possam encontrar e conversar. Quanto a outros equipamentos cuja construção, que embora não sejam da competência da junta de freguesia, nós vamos empenhar-nos para que seja uma realidade em Campo. Estou a falar de um lar para a terceira idade, um centro de dia para os idosos e equipamentos sociais, serviços ao domicílio para as pessoas que vivam sozinhas e as mais necessitadas. A junta de freguesia deve, na minha opinião, procurar implementar um serviço social de apoio aos cidadãos. Nós vivemos um período de crise económica, em que muitas pessoas estão desempregadas e vivem com grandes dificuldades e desta forma, entendo que a junta de freguesia deve dar o seu apoio.
CONTINUA...
Entrevista a Alfredo Sousa - Parte 2
Fala-se muito no desporto. Tem uma política desportiva para Campo?
Eu sou uma pessoa muito ligada ao desporto. Fui vários anos dirigente desportivo, em clubes de futebol e desta forma conheço muito bem a realidade desportiva de Campo e do concelho. Queremos criar espaços adequados para as pessoas fazerem as caminhadas em família, no final do dia, em segurança, para correrem a pé, de bicicleta e criar um circuito de manutenção. A freguesia de Campo tem espaços adequados para a prática destes desportos, só temos de os adaptar e é o que vamos fazer.
Queremos ainda que em Campo seja construído um campo de futebol com relvado sintético para a prática do futebol. Entendemos também que a junta de freguesia de Campo pode e deve promover os equipamentos desportivos que existem na freguesia e que são propriedade das associações, estabelecendo com as associações proprietárias desses espaços protocolos que permitam às crianças e aos idosos da freguesia a sua utilização. Desta forma a Junta de freguesia está a apoiar a prática do desporto e estilos de vida saudáveis e ao mesmo tempo a apoiar as associações da freguesia.
Que colaboração pretende ter com as instituições locais?
Queremos ter contactos privilegiados com as entidades locais. É o meu objectivo fazer, de dois em dois meses, uma reunião com o padre da paróquia de Campo, o médico responsável do centro de saúde, o responsável das escolas, com empresários da terra, com as associações locais, com o comandante da GNR e com os comerciantes locais. Estas reuniões servirão para ouvir as preocupações das pessoas, as suas dificuldades e para se estabelecerem as prioridades do trabalho da junta de freguesia nos meses seguintes. Desta forma também podemos apoiar todas estas entidades, recolher as suas opiniões e sugestões para o bem de todos. Quero uma junta de freguesia aberta, ao serviço das pessoas e em que as decisões possam ser partilhadas com as pessoas da freguesia. Este será o meu estilo de liderança.
Pretende colaborar com a Câmara Municipal de Valongo?
Considero que a junta de freguesia tem de exigir da Câmara de Valongo um tratamento igual ao que têm as outras freguesias do concelho, nomeadamente a freguesia de Ermesinde. Não podemos nem vamos admitir que a maioria das obras sejam feitas apenas em Ermesinde. Vamos exigir um tratamento igual para a freguesia de Campo. Por isso, como Presidente da junta de freguesia não descansarei enquanto não tivermos da Câmara os meios necessários para a realização das obras que entendemos que são necessárias. Serei insistente e persistente na defesa dos interesses da freguesia de Campo.
Tenho a convicção que o meu grande amigo, o Dr. Afonso Lobão vai ganhar a câmara Municipal de Valongo e sei que ele vai ter, pela junta de freguesia de Campo, o maior respeito e consideração e atribuir a Campo aquilo que Campo tem direito. O Dr. Afonso Lobão é uma pessoa de diálogo que quer o desenvolvimento sustentado de todas as freguesias do concelho. Por isso é que considero que é o melhor candidato para ganhar a Câmara de Valongo, aquele que mais vai apoiar no desenvolvimento da freguesia de Campo.
O que pensa do Dr. Afonso Lobão, o candidato à Câmara do PS?
O Dr. Afonso Lobão é um excelente candidato a Valongo e será com certeza um excelente presidente da Câmara de Valongo. É meu amigo há muitos anos e sei que é uma pessoa de grandes convicções, de ideias fortes e de vontade de fazer obra para o concelho. É o candidato que Valongo precisa, capaz de constituir boas equipas para trabalhar, capaz de ouvir as pessoas e um presidente que não ficará no seu gabinete mas que andará na rua e ouvirá as pessoas.
A actual gestão da câmara do PSD está esgotada, é uma equipa em quem ninguém já acredita, que não se entende e que nos últimos anos em nada tem contribuído para o desenvolvimento do concelho. É por isso que está na hora da mudança e eu acredito que vamos mudar e que o Dr. Afonso Lobão será o próximo presidente da Câmara Municipal de Valongo. A freguesia de Campo ganhará muito com ele.
Acredita que a população de Campo quer mudanças?
Eu acredito que as pessoas querem mudanças. Querem a mudança de pessoas, a mudança de políticas, de prioridades e de atitudes. É por isso que eu aceitei este desafio e estou aqui nesta luta porque comigo as coisas serão diferentes. Comigo as pessoas estão primeiro, as pessoas são o mais importante, as pessoas serão ouvidas e serão feitas as obras que Campo precisa. Este é um projecto que é meu e de muitas pessoas da freguesia que me acompanham, com qualificações profissionais diferentes como engenheiros, advogados, professores, economistas e em que todos dispostos a contribuírem para o desenvolvimento da vila de Campo. Todos se disponibilizaram com o único objectivo comum que é o de contribuir para o desenvolvimento da sua terra o que é um gesto louvável.
Neste grupo grande de pessoas estão muitos jovens o que é um sinal de que os jovens também estão preocupados com o futuro da sua terra. Muitas destas pessoas estão na direcção de colectividades, associações desportivas, recreativas e culturais contribuindo assim, com a sua experiência, para a realização de um bom trabalho. Todos os dias mais pessoas se disponibilizam a contribuir para este projecto, pessoas das várias sensibilidades políticas e partidárias porque o objectivo comum, que nos une, é o de contribuir para o futuro da nossa terra para nós e para os nossos filhos.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Encontro de Jovens e Simpatizantes do PS em Campo
Este evento organizado pela Juventude Socialista de Valongo, teve a participação de Afonso Lobão e Alfredo Sousa, candidatos do PS à Câmara Municipal de Valongo e Junta de Freguesia de Campo respectivamente, assim como o Coordenador Concelhio da JS de Valongo, Filipe Santos, o Coordenador Distrital da JS Porto, Nuno Araújo e Orlando Rodrigues Coordenador da Concelhia.
A concentração ocorreu pelas 18h00 na sede da Secção de Campo do Partido Socialista e efectuou-se uma caminhada pelas ruas da Vila de Campo em direcção à Sede do Grupo Dramático e Musical de Campo, onde os candidatos fizeram uma pequena visita às instalações. A Juventude PS apresentou algumas ideias para Campo e para o Concelho.