sábado, 4 de abril de 2009

Entrevista a Alfredo Sousa - Parte 2

Fala-se muito no desporto. Tem uma política desportiva para Campo?

Eu sou uma pessoa muito ligada ao desporto. Fui vários anos dirigente desportivo, em clubes de futebol e desta forma conheço muito bem a realidade desportiva de Campo e do concelho. Queremos criar espaços adequados para as pessoas fazerem as caminhadas em família, no final do dia, em segurança, para correrem a pé, de bicicleta e criar um circuito de manutenção. A freguesia de Campo tem espaços adequados para a prática destes desportos, só temos de os adaptar e é o que vamos fazer.

Queremos ainda que em Campo seja construído um campo de futebol com relvado sintético para a prática do futebol. Entendemos também que a junta de freguesia de Campo pode e deve promover os equipamentos desportivos que existem na freguesia e que são propriedade das associações, estabelecendo com as associações proprietárias desses espaços protocolos que permitam às crianças e aos idosos da freguesia a sua utilização. Desta forma a Junta de freguesia está a apoiar a prática do desporto e estilos de vida saudáveis e ao mesmo tempo a apoiar as associações da freguesia.

Que colaboração pretende ter com as instituições locais?

Queremos ter contactos privilegiados com as entidades locais. É o meu objectivo fazer, de dois em dois meses, uma reunião com o padre da paróquia de Campo, o médico responsável do centro de saúde, o responsável das escolas, com empresários da terra, com as associações locais, com o comandante da GNR e com os comerciantes locais. Estas reuniões servirão para ouvir as preocupações das pessoas, as suas dificuldades e para se estabelecerem as prioridades do trabalho da junta de freguesia nos meses seguintes. Desta forma também podemos apoiar todas estas entidades, recolher as suas opiniões e sugestões para o bem de todos. Quero uma junta de freguesia aberta, ao serviço das pessoas e em que as decisões possam ser partilhadas com as pessoas da freguesia. Este será o meu estilo de liderança.

Pretende colaborar com a Câmara Municipal de Valongo?

Considero que a junta de freguesia tem de exigir da Câmara de Valongo um tratamento igual ao que têm as outras freguesias do concelho, nomeadamente a freguesia de Ermesinde. Não podemos nem vamos admitir que a maioria das obras sejam feitas apenas em Ermesinde. Vamos exigir um tratamento igual para a freguesia de Campo. Por isso, como Presidente da junta de freguesia não descansarei enquanto não tivermos da Câmara os meios necessários para a realização das obras que entendemos que são necessárias. Serei insistente e persistente na defesa dos interesses da freguesia de Campo.

Tenho a convicção que o meu grande amigo, o Dr. Afonso Lobão vai ganhar a câmara Municipal de Valongo e sei que ele vai ter, pela junta de freguesia de Campo, o maior respeito e consideração e atribuir a Campo aquilo que Campo tem direito. O Dr. Afonso Lobão é uma pessoa de diálogo que quer o desenvolvimento sustentado de todas as freguesias do concelho. Por isso é que considero que é o melhor candidato para ganhar a Câmara de Valongo, aquele que mais vai apoiar no desenvolvimento da freguesia de Campo.

O que pensa do Dr. Afonso Lobão, o candidato à Câmara do PS?

O Dr. Afonso Lobão é um excelente candidato a Valongo e será com certeza um excelente presidente da Câmara de Valongo. É meu amigo há muitos anos e sei que é uma pessoa de grandes convicções, de ideias fortes e de vontade de fazer obra para o concelho. É o candidato que Valongo precisa, capaz de constituir boas equipas para trabalhar, capaz de ouvir as pessoas e um presidente que não ficará no seu gabinete mas que andará na rua e ouvirá as pessoas.

A actual gestão da câmara do PSD está esgotada, é uma equipa em quem ninguém já acredita, que não se entende e que nos últimos anos em nada tem contribuído para o desenvolvimento do concelho. É por isso que está na hora da mudança e eu acredito que vamos mudar e que o Dr. Afonso Lobão será o próximo presidente da Câmara Municipal de Valongo. A freguesia de Campo ganhará muito com ele.

Acredita que a população de Campo quer mudanças?

Eu acredito que as pessoas querem mudanças. Querem a mudança de pessoas, a mudança de políticas, de prioridades e de atitudes. É por isso que eu aceitei este desafio e estou aqui nesta luta porque comigo as coisas serão diferentes. Comigo as pessoas estão primeiro, as pessoas são o mais importante, as pessoas serão ouvidas e serão feitas as obras que Campo precisa. Este é um projecto que é meu e de muitas pessoas da freguesia que me acompanham, com qualificações profissionais diferentes como engenheiros, advogados, professores, economistas e em que todos dispostos a contribuírem para o desenvolvimento da vila de Campo. Todos se disponibilizaram com o único objectivo comum que é o de contribuir para o desenvolvimento da sua terra o que é um gesto louvável.

Neste grupo grande de pessoas estão muitos jovens o que é um sinal de que os jovens também estão preocupados com o futuro da sua terra. Muitas destas pessoas estão na direcção de colectividades, associações desportivas, recreativas e culturais contribuindo assim, com a sua experiência, para a realização de um bom trabalho. Todos os dias mais pessoas se disponibilizam a contribuir para este projecto, pessoas das várias sensibilidades políticas e partidárias porque o objectivo comum, que nos une, é o de contribuir para o futuro da nossa terra para nós e para os nossos filhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário